quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Apesar dos percalços, a vida é muito boa

É preciso aprender e perdoar

 Bom dia, nobres inexistentes. Como disse, apesar dos percalços, a vida é muito boa, não só porque é um conceito subjetivo e de um otimismo besta, mas porque ela te oferece tantas coisas boas ao longo do caminho que, se vc não focar no que é bom, acaba caindo em um turbilhão de sentimentos que te absorvem para o pequeno e gerenciável lado negativo da vida. 

Estou ainda fazendo minhas operações com opções, acompanhando mais de perto, mas não me achando tão burro quanto achava antes, que meus problemas estavam comigo. Claro que eu tive erros, senão não estaria pagando o que estou, mas nem sempre eu cometo erros que eu sabia que ia cometer. Eram apostas ruins, que tinham seus motivos para acontecer. 

Por exemplo, PETR4 começou a despencar de novo. Isso era esperado por mim? Cara, não só esperado, como também ansiado. Mas, usando aquela frase que todos usam e todos se fodem, não tinha motivo para cair como caiu, além do que já havia caído por interferência do nosso querido e amado governo. Mas as condições externas influenciam diretamente no desempenho do valor da ação da empresa. 

O desempenho da empresa, em si, não pode ser medido por essas oscilações do mercado. Claro que eu também espero que essa administração faça merda. Não só eu, mas todo mundo. Espero honestamente que todos estejam errados, mas não há muitos motivos pra achar isso. Mas o mercado é muito louco, o mundo é muito louco, coisas que não deviam acontecer porque fogem à regra aconteceram e estão acontecendo, então, pensar assim é no mínimo inocente demais. 

Claro que, como na crise de 2008, uma hora não vai dar pra segurar a onda e os fundamentos se apresentam de forma dura pra caralho. E, pra isso, eu preciso estar preparado. Não que eu vá à falência com o que eu faço, de maneira nenhuma, mas vou tendo pequenas perdas que, caso não acontecessem, eu estaria bem melhor do que estou hoje. 

Mas não dá pra esperar também que as coisas sejam muito diferentes. Quantas vezes eu fiquei esperando no final do exercício pra essa merda cair e ela não caiu, subiu e me fodeu? Quantas vezes eu esperei ela subir e ela não subiu? 

Claro que não me recordo se na época haviam motivos rondando. Mas aqui estamos falando em formas de tomada de decisão, critérios, que talvez eu precise repensar de fato. mas saber o que vai acontecer não é possível. Isso não é dado pra ninguém. 

Então, qual foi o possível erro (em PETR4) que eu tomei esse mês?


ANALISANDO SE HÁ ERROS OU CONTINGÊNCIAS INCONTROLÁVEIS


Quando você está analisando se há erros ou contingências incontroláveis nos acontecimentos que interferem nas decisões que a gente toma é importante tirar o componente culpa atual da análise. Como nós fazemos esse tipo de coisa, caralho. Eu e meus pacientes fazemos. Eu os ensino a analisar isso de uma forma mais ampla, em termos de continuum, logo, posso e devo fazê-lo comigo também. 

Dessa vez não estou puto comigo. Só não quero me virar em strangle horroroso como estou arrastando agora. Ele está bem em vias de diminuição, mas não é suficiente. Ele precisa sumir da face da terra. 

Mas não estou nessa de não sabia. A complicação agora que não quero é deixar essa merda desgarrar e eu ficar arrastando uma porra de uma PUT dentro do dinheiro. É só o que eu preciso no momento. 

Mas então, qualquer decisão não será tomada hoje. Eu não quero fazer apostas. Hoje à noite sai o balanço da PETR4 e há uma expectativa em relação a isso e essa expectativa vai guiar as ações do mercado pra amanhã. 

Eu honestamente apostaria em uma queda grande no lucro, mas como acho que vai ficar em linha com o que o mercado espera, vai ficar por aí também as ações, se movendo só por causa do preço do petróleo lá fora. 

Fica fácil dizer agora que PETR4 não teria como se sustentar a R$ 38,00 como ela foi no início da guerra. Também por motivos externos essa merda subiu como se não houvesse amanhã. Então nada impede que algum player do mercado inicie um movimento de compra e essa bosta vá na lua no final das contas. 

Eu pelo menos tomei a decisão de venda, ao contrário do que já fiz no passado, jogando um mês fora porque fiquei esperando, esperando, esperando, com medo. Mesmo que eu esteja me "fodendo" agora, foi porque eu agi, não porque eu fiquei esperando. E até que estou administrando bem essas merdas. 

Mas PETR4 caiu num nível além do que eu esperava. Ela estava, até o início da semana, se segurando ali, no R$ 35,00 e eu achava que seria ali que iria ficar. Mas, ao contrário das minhas expectativas, com a queda do petróleo lá fora (como já falei diversas vezes só nesse texto), ela despencou junto. 

Nada fora do padrão, nada relacionado com as escolhas erradas desse governo doido. Mas caiu e fodeu algumas operações minhas, ainda que possa ter dado vida a outras que estavam mortinhas da silva. E dessa vez eu acho que eu tomei uma decisão que posso considerar importante mudança no meu estilo. 

Estava em dúvida se fazia algo com meus boosters de proteção, pra não perder. Mas eles estão ali pra proteção. A não ser que eu comece a ter alguma perda com eles, deixa eles ali. Eles estão pra garantir que minhas PUT não vão ficar desguarnecidas em caso de queda. 

E eu consegui pagar todos os boosters com uma venda pequena ontem de um deles. Ou seja, se eu zerá-los no zero a zero ou com pequeno ganho, já valeu a pena para o objetivo. 

Além disso, eles tem a função de valer como ajuste das minhas posições da THL, que é o objetivo no final das contas. E estão fazendo isso. 

Eu tenho boosters 37,20-35,20, 35,20-33,20, 36,20-34,20 e um bem mais longe, que acho que fiz quando PETR4 estava bem baixa ainda, antes da guerra, do 31,95-29,95, que é o mais valioso de todos se PETR4 vier abaixo, como eu imagino que vai acontecer. Além de ser asa 2, que considero ideal, é o dobro da quantidade dos outros. Então, pode ser que, apesar de PETR4 poder colapsar feio e foder minhas PUT da THL, ele sobre de longe pra ajudar a ter algum ganho ou até descer essas PUT pra que elas tenham rolagens nas próximas. 

Ou seja, fiz minha lição de casa. Mas eu já não tinha feito?


MINHA ANÁLISE DE MIM ESTÁ FUNDAMENTADA NA REALIDADE?

Estou me baseando apenas no resultado pra me criticar?

Em vários momentos eu fiz esse tipo de defesa das minhas operações. Mas nunca fiz consistentemente, o que me parece algo estranho. Preciso também observar as possibilidades de fazê-la frequentemente, porque não tomo a decisão de fazer essas defesas mais vezes (ou todas as vezes)? De fato, agora, A não ser que PETR4 caia pra baixo de R$ 29,95, se ficar entre R$ 33,00 e R$ 35,00, vou conseguir tirar um dinheirinho que, se não é muito, é suficiente para não me deixar perder esse mês. 

Talvez essa inclusive seja uma análise que eu precise fazer mais frequentemente: defesas para essas operações de PETR4 que eu faço, de forma que elas possam ser o contraponto quando as coisas saírem do controle, seja por qual motivo for. 

Pra vc ter uma ideia do que estou dizendo, eu cheguei a fazer borboletas pra cima no BTG, ainda com a esperança que alguma maluquice acontecesse por algum motivo que justificasse essa expectativa. E até teve, mas só empatava. Então, como foi um dinheiro a perder de vista e baixo, acho que valia a pena deixar ele por lá. 

Mas enfim, então eu não errei tanto e eu posso fazer alguma defesa pra caso dê alguma merda. Só não sei qual seria o melhor nível para fazê-las no final das contas. Por exemplo, eu estou com 5000 PUTs jogadas como defesa, em vários níveis. Dessa vez elas se mostraram adequadas, porque além de se pagarem (como eu já falei), elas podem me trazer um alento com essa queda. 

Pra vcs verem que eu já esperava a queda e apostando pra baixo no curto prazo. E eu estava certo. 

Então não estou tão errado assim em ter vendido onde vendi minhas PUT. Claro que eu podia pensar melhor nisso, mas talvez eu esteja muito fora do ciclo pra entender a importância de baixar esse strike. Mas mesmo assim eu acertei porque ao vender a outra já em DEZ/23, num strike bem abaixo, a maior quantidade, estava com essa premissa em mente. 

Mas eu ainda estou muito preso em valores como a meta do mês de venda da PUT. Essa ideia do R$ 0,50 que eu tenho precisa ser repensada, a não ser em condições de mercado muito específicas e positivas. 

Eu ainda me sinto um pouco assoberbado com essas operações, talvez não conseguindo analisar da forma correta os problemas inerentes a cada uma delas. Cada uma dessas operações precisa de uma análise (que pode não servir de nada dependendo das condições de mercado) que não comprometa a segurança da operação e ainda me traga lucro na quantidade de dinheiro que eu coloco em jogo. 

Eu fiz isso com as outras operações, como B3SA3, mas também não fiz naquelas que eu fiz pra comprar ações. Acho que estou desvirtuando o objetivo das operações que faço para compra. Mas a ideia de não perder ainda pega demais. Preciso lidar com o fato que, quando vendo uma PUT de CPFE3, por exemplo, não interessa se ela cair muito. Preciso ganhar aquele dinheiro apenas como uma possibilidade de comprar a ação a um preço menor do que no momento que fiz a venda. 

Claro, eu compraria esta última, por exemplo, a R$ 35,00. Quando vendo a PUT do R$ 33,97 por R$ 0,20, vou comprá-la a R$ 33,77 caso ela caia, o que é uma diferença do caralho dos R$ 35,00 iniciais. Então, deixa essa porra. Eu fiquei rolando e perdendo dinheiro na operação, como se fosse uma estruturada. Isso eu preciso deixar de fazer. 

Mas não vamos mudar o foco. 


A DECISÃO DE HOJE É A MELHOR ATÉ O MOMENTO ATUAL

Esteja atento pra lidar com ela se for o caso

Seja qual for, a decisão de hoje é a melhor até o momento atual, com as informações que eu tenho hoje. Se eu soubesse o futuro, talvez tomasse decisões melhores. Ela tem que ser tal que eu esteja em pé, pronta pra agir caso ela seja atacada por uma realidade diferente, causada por contingências externas a mim e ao que estava acontecendo até ontem. 

Esse tipo de pensamento é importantíssimo pra evitar culpas imbecis. Claro, esteja atento pra lidar com ela caso seja o caso, caso dê errado, mas acredite que ela foi a melhor naquele momento, naquelas condições e que vc pode até acertar, como já aconteceu algumas vezes. 

O problema é o foco no erro. O problema é que os erros que eu cometi no passado estão se arrastando agora e isso dói ainda muito, principalmente no bolso. Mas quando vc toma decisões corajosas, que podem até ser arriscadas, mas sabe que precisa fazê-las, com o novo conhecimento que tem, vc tende a ser justo com vc mesmo. 

O Bastter fala em várias coisas, mas ele fala de maneira genérica e para algumas pessoas. Até que aquilo faça algum sentido pra mim, não há como seguir apenas porque ele acha que é bom. até porque eu estou bem, ganhando minha grana, vivendo bem com minha família, feliz, realizado, então, gastar meu tempo com isso é um escolha. 

Eu gasto meu dinheiro no que eu quero. Gastar dinheiro não é bom, afinal?

Ah, eu poderia estar fazendo outras coisas? Na verdade não, como eu inventei de trabalhar na aposentadoria e gosto do que estou fazendo, eu já escolhi diminuir meu tempo por conta  e ciente das consequências. 

Mas lidando com elas. 

E é isso que eu pretendo continuar fazendo no final das contas. 

Vamos pra mais um dia e que o externo possa me ajudar a tomar melhores decisões possíveis ou até que ele me ajude que eu não precise tomar decisão nenhuma. 

Valeu!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...