quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Finalmente dando tempo suficiente para resolver o que está me incomodando

Será que essa porra tem hora?

 Bom dia, nobres inexistentes. Pois então, faz tempo que quero escrever sobre isso e acho que chegou o momento. Eu estou, ultimamente, às turras com meus investimentos. Pra falar bem a verdade, a pergunta é sempre a mesma em todos os momentos, mas isso não me faz parar. Porém, por causa disso, eu estou com uma tendência a colocar mais dinheiro na renda fixa. E isso não é "bom". 

Por que não é bom? Simples. Como agora estamos em um ciclo de baixa, é bem provável que a quantidade de grana que eu ganhe com os juros caia bastante ao longo do tempo. Não quer dizer que eu vou perder dinheiro, apenas vou deixar de ganhar algo explosivo, caso aconteça. 

E essa dicotomia que me fode muitas vezes. Eu vejo as ações e acho que elas estão "caras" e não quero comprar. Aí a porra vai e sobe... Que puta que pariu. Aí eu vou e compro e a porra desce... e esse pensamento é o cúmulo da sardinhagem, até porque se esta merda varia no curto prazo, não tem nada a ver com fundamentos. 

Pois bem, dito isso, é importante que eu comece a pensar de forma racional. Porém, é contra intuitivo vc pensar que preço não importa. Eu sei que não importa, já vi vários argumentos que não importa, já comprovei que isso não é importante ao longo do tempo, já vi tudo. Mas eu tenho ABEV3 que não sai do lugar desde que eu comprei em 2016. 

Aliás, eu comprei por R$ 16,00 em 2016 e, a preço de hoje, eu estou perdendo essa porra. Ou seja, em 7 anos em não tive a tal da valorização que se espera em ações ao longo do tempo. E isso que me fode. Mas, mesmo que eu tivesse comprado mais barato, ABEV3 não teria me dado a quantidade de grana que eu poderia ter se tivesse colocado em outro investimento. 

Essa é a merda. Mas um horizonte de 7 anos é pouco? Acredito que sim. Mas não me parece algo que seja adequado pra uma carteira que quer ganhar dinheiro suficiente pra ter tranquilidade financeira ao longo do tempo. 

Por isso eu fico assim de comprar as ações hoje. 25% em 7 anos é muito pouco, puta que pariu. Mas claro que eu posso estar errado e não estar fazendo as contas da forma correta. 

Por isso que as pessoas falam tanto em não conseguir ver as coisas. Dado que não está acessível à sua visão o futuro ou, de outra forma, vc não tem conhecimento suficiente para saber se aquilo que está pensando está de acordo ou não, fica difícil saber se vc está fazendo a escolha correta de investimentos. 

Aí, na dúvida, o que eu faço? Renda fixa. Na renda fixa, por melhor que seja a remuneração hoje, ela não ajuda com a inflação do jeito que poderia. E eu não sei explicar porque o Bastter diz que não. Se a porra da inflação está em 3-4% ao ano (que é uma porra de uma mentira, claro), a gente receber 13,75% menos IR é uma baita de uma diferença, o que recupera SIM a porra do poder de compra. 

Mas não tem como ter um rendimento explosivo a ponto de ficarmos ricos. Ponto. Sei disso e ok com isso. 

Então, dito isso, fica muito simples escolher. 


NÃO VALE A PENA COMPRAR AÇÕES

Para que ficar perdendo dinheiro com esta merda

Cara, pensar que não vale a pena comprar ações até me dá um ruim. Não é possível que isso seja verdade. Mas é uma ideia muito sedutora pra muita gente, já que é impossível vc perceber como o juro composto age sobre elas e sobre as empresas. 

Mas depois que disse tudo isso acima, é muito óbvio que a afirmação que preço importa faz todo sentido. Vc tem uma porra de uma bolsa que sobe e desce e as porras das empresas não saem do lugar, o governo toda hora querendo garfar a porra do dinheiro das empresas, a porra da renda fixa pagando uma grana preta... pra que botar dinheiro nesta merda?

Pois é, esta merda é contra intuitiva mesmo. Tem que botar o dinheiro e acreditar nas empresas, na matemática, em tudo, de uma forma que vc ganhe dinheiro ao longo dos anos. Mas é foda, viu. Por exemplo, como já falei, atualmente comprar ações como a CPFE3, por exemplo, que comprei a R$ 30,00 e já está R$ 34,80... como entrar numa empresa dessas?

Enfim, ficar acompanhando essa bosta não traz absolutamente nenhuma vantagem em lugar nenhum. Então, faz todo sentido fazer venda coberta de ações mesmo. No final das contas, é o que vai fazer as coisas acontecerem. 

Mas de um jeito bom. 

E talvez esse seja um ponto bom a pensar. Com a quantidade de operações que eu tenho de opções ainda rolando, com o conhecimento que eu tenho acumulado, eu tenho a impressão que quando eu zerar esta bosta eu vou estar bem mais preparado pra fazer esses dividendos sintéticos com uma relativa tranquilidade. 

Ou não, sei lá. Mas parece que sim. Seria bem legal. 

Enfim, no final das contas eu talvez esteja com medo do futuro e NADA do que eu penso pode acontecer. E se, no final das contas, deu estiver errado, paciência. Faz parte do que eu tenho feito na minha vida correr certos riscos pra melhorar de vida. 

Se eu esperar ter certeza do que vai acontecer pra fazer compras de ações pro meu futuro, acho que eu não vou sair da porra do mesmo lugar. E isso é foda. 

Eu preciso fazer um movimento positivo pra mim e pra minha vida. Mas tem um outro ponto que eu preciso também começar a fazer um movimento. 


COMEÇAR A DIVERSIFICAR FORA DO PAÍS OS INVESTIMENTOS

Isso é menos intuitivo ainda

Faz tempo que eu estou ensaiando investir fora do Brasil. E é foda porque eu sei que é necessário, ainda mais com um governo de merda como o nosso. E talvez eu precise fazer todos os passos que o Bastter está falando mesmo, já que eu não confio que esta bosta possa ficar melhor do que está. 

E é foda que eu, depois de tanto tempo, não tenha feito um investimento lá no States. Mas eu não conheço direito, não consigo achar no site do Bastter uma explicação simples o suficiente para que eu entenda qual a melhor maneira de fazer isso. 

Por outro lado, eu tive um insight agora que talvez eu goste mais de investir lá, pela variedade de opções que tem, que não vou ter vida pra colocar dinheiro em todas as empresas que são boas. 

Claro que lá tem muita falcatrua, lá tem muita coisa ruim, muito golpe, principalmente no mercado financeiro. Até mais do que aqui. Mas também pode ser que seja muito mais seguro do aqui, se vc consegue entender o funcionamento das empresas, coloca a grana em empresas mais estáveis, mesmo que seu ganho seja menor do que vc tem aqui no Brasil. 

Além disso, também não tenho reserva de valor. Comprar dólar e outras coisas que mantém o seu poder de ter como sair do país de uma forma que seja válida. 

Talvez seja a hora de eu expandir minha cabeça mesmo, arriscar mesmo e foda-se. E trabalhar. Trabalhar pra caralho, ganhar minha grana e ir acumulando pra trazer tranquilidade pra minha família, do jeito que eu estou fazendo ultimamente. Essa é a minha melhor forma de agir. 

E vamos que vamos. 

Valeu!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...