segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Mudar nem sempre é fácil, mas vale a pena

Organizar a vida pra ter mais tempo pro que importa

 Bom dia, nobres pessoas que não se encontram lendo. Então, como eu disse, mudar nem sempre é fácil, mas vale a pena, principalmente se a mudança implica em trazer um retorno a algo que já foi bom e que foi deixado pelo meio do caminho pelas contingências da vida. Com isso, vc acaba tendo mais tempo pra fazer o que realmente importa. 

Eu sou um cara que o trabalho sempre foi importante pra mim. Não que eu sempre gostasse de trabalhar, mas o nível de responsabilidade que eu tenho, que me foi passado pelos pais, sempre colocaram no trabalho uma importância muito grande. 

Eu sofro bem menos do que muitas pessoas por causa de trabalho. Sofria mais por causa de quem estava comigo do que com o trabalho propriamente dito. Só que, apesar disso, chega um momento em que a gente precisa começar a olhar para as horas de trabalho de uma maneira diferente. 

Eu sempre quis ter bastante pacientes, para ajudar as pessoas e, claro, ter a minha grana extra, além da grana do quartel. E balizei minha vida durante muitos anos com essa premissa, com essa busca. E eu consegui, após muito tempo, concretizar esse intento. 

Depois disso, com a pandemia, o aumento de busca por ajuda psicológica aumentou muito e meus pacientes, como eu também sempre quis, começaram a me indicar para as pessoas de sua convivência. E hoje, felizmente, posso dizer que não ter pacientes não é mais uma preocupação que eu tenha. 

Só que aí, como nós somos seres de extremos, acabei indo para o outro lado, tendo excesso de demanda de pacientes. No começo eu já dizia que não podia, que tinha fila de espera. Depois, fui pegando pingado, encaixando aqui e ali. E agora eu não tenho mais tempo pra encaixar todo mundo na minha vida. 

Pra que isso acontecesse, eu sacrifiquei uma vitória parecida com a que eu tenho hoje, pra poder fazê-lo: abri mão do único dia de folga que eu tinha durante a semana, a quarta-feira. Começou com uma paciente, hoje tenho a tarde inteira cheia. 

Claro que é bom, isso aumentou bastante meus ganhos e fico satisfeito que isso tenha acontecido. Mas acarretou um arregaço no meu tempo com minha família. E, também, um arregaço no meu tempo de fazer as coisas apenas pra mim. Mas fui enrolando, enrolando com isso, até que eu escutei minha filha falando, na semana passada, que não tenho tempo pra ela. 

Tirando o óbvio exagero do adolescente, ela tem razão. Não temos muito tempo pra fazer coisas juntos, ver tv, sair pro cinema, fazer nada. E acho que já é chegada a hora de voltar a fazer isso. 

E eu precisava, pra que isso pudesse ser possível, ter um dia com ela que fosse livre pra ela também de tarde. E a segunda-feira acabou sendo o dia. Claro que eu acabei sacrificando os outros dias e estou em risco dos pacientes não se adaptarem, mas paciência, já comecei essa semana com isso. 

E fiquei satisfeito. Claro que eu tenho um pouco de preocupação de perder os pacientes, mas não acho que seja possível eu ter saúde mental sem que eu faça esse tipo de esforço. 

Isso vai implicar em trabalhar bastante de terça a sexta, por enquanto, mas acho que vale a pena pelo benefício. E eu preciso ter cuidado para usar isso exatamente com ela, senão eu me distraio e coloco alguma coisa minha pra fazer e acabo não usando para o que foi planejado. 

E hoje estou me vendo aqui correndo pra organizar os horários dessa semana, encaixando de uma maneira diferente os horários, pra ver se consigo fazer as coisas funcionarem da melhor maneira possível. 

E eu preciso fazer desse jeito pela forma como eu estou atendendo meus pacientes, alguns duas vezes por semana. O ideal era eu fazer igual a sexta, atendê-los na quarta-feira, ficando o dia inteiro, sem precisar ir no IPP. Mas não é possível por enquanto e tudo bem, vamos adaptando. 

Também tomei a decisão de me dar uma semana de folga semana que vem. Eu preciso disso, apesar do gasto e, também, é a semana de aniversário da minha patroa, então, juntar o útil ao agradável. 

Ainda mais que semana que vem é uma semana de feriados, então, eu teria que trabalhar apenas dois dias. Acho que eu posso prescindir disso. Ainda mais sabendo que se eu não fizer isso posso acabar doente e o corpo vai me parar de qualquer maneira. 

Mesmo que eu não vá viajar, estar livre é bom demais. Depois eu vejo o que eu vou fazer no final das contas. Mas acho que foi uma boa escolha e eu preciso ser capaz de mantê-la, pro meu bem. Isso resolve essa lacuna com meu neném e comigo mesmo. Nem sempre vou fazer coisas com ela apenas. Também tenho coisas minhas que eu gostaria de poder ter tempo de resolver, mesmo que seja apenas jogar videogame. 

Enfim, hoje estou organizando os dias e já confirmando com os pacientes os horários dessa semana pra que eu coloque esse plano em funcionamento. 

Mas isso tem um peso inesperado pra mim...


NÃO QUERO PARECER INGRATO PRA DEUS

Será que eu estou viajando?

Eu tenho uma gratidão muito grande a DEUS por estar onde estou, em paz, fazendo o possível com os recursos que eu tenho. Pedi muito para estar assim e não quero parecer ingrato pra DEUS por estar sentindo que preciso fazer isso. 

Queria, Deus, que o senhor pudesse me ajudar a ver isso de uma forma positiva, de descanso, de dar tempo pra quem eu amo, pra poder ficar mais com minha família, pra poder ter tempo pra mim mesmo e não como se eu fosse uma pessoa que não aproveita as oportunidades que o senhor dá. Não é essa a minha intenção e o senhor sabe disso. 

Investigue no fundo do meu coração e veja se eu não estou sofrendo com isso agora no começo. Acho que talvez eu esteja, por sua intervenção, vendo o meu limite também, dando pra mim um pouco de tempo e descanso dessa rotina intensa que eu sigo após estar aposentado. 

Não vou deixar de ajudar as pessoas e pra isso eu preciso muito da sua ajuda, que eu sei que tenho. Mas pra que eu possa fazer isso de uma forma adequada, não queria estar o tempo todo correndo. 

Espero que o senhor possa entender isso como uma forma de ajudar melhor as pessoas, não de desmerecer sua graça. 

Amém. 

Não sou a pessoa mais culpada do mundo, mas sou muito grato e qualquer coisa que me faça parecer ingrato gera uma culpa intensa em mim, principalmente em um caso desse. E se tem uma coisa que eu valorizo é ser ajudado. 

Espero que eu possa continuar ajudando as pessoas e ter equilíbrio suficiente para essa missão. 

Muito obrigado!!!

Amém!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...