quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Alta da Fisioterapia e orientação pra exercício físico


Fisioterapia: algo que você acha que nunca vai precisar mas que é essencial quando você reconhece que é frágil e que sua vida e seu corpo podem sempre precisar de ajuda. E ter recebido alta hoje da Fisioterapia e receber orientação pra fazer exercícios em academia ou Pilates foi algo muito estranho.

Quando você se machuca, vê aquilo como algo duradouro, sem fim. Exatamente no dia 10/09/2017 eu comecei minha fisioterapia, após um mês de espera e tive todo o contato do mundo com as limitações pós lesão, já que você começa a fazer exercícios que são naturais e fáceis pra qualquer pessoa. Mas pra você não é.

Lembro do dia que eu tive que fazer um exercício de pegar um paninho no chão. O último da foto aqui embaixo.


A primeira vez que eu tentei fazer esse exercício eu não consegui sequer contrair os dedos dos pés. Senti uma fraqueza e um desespero absurdos no dia. Eu dava a ordem mental pro pé fechar e ele não ia. A fisioterapeuta falou que era normal, mas dá aquela impressão que você não conseguirá movimentar mais seu pé daquela maneira, algo que me deixou absurdamente mal.

Hoje, ao fazer a avaliação lembrei desses momentos, desses exercícios, dos dias de bota e muleta, da dificuldade em andar, dificuldades generalizadas que a gente não leva em consideração durante o dia a dia, já que normalmente movimentar-se é algo natural pra todos nós.

Agradeço imensamente à Larissa, ao Killing, à Daniela, principalmente, pela ajuda, paciência, tolerância, suporte, apoio, enfim, por deixarem esse período tão ruim da minha vida menos duro.

Agradeço também ao moreno, rapaz da secretaria que sempre me atendeu nas minhas pentelhações de velho e nunca negou o copo pra eu beber a minha água. O copo nem era pra isso, mas o cara sempre solícito.

EXERCÍCIO FÍSICO E PILATES


Essa nova fase agora implica em um trabalho essencial se eu quiser fazer atividade física de impacto no futuro, como futebol. Fortalecimento. Ela havia me falado pra fazer exercícios na academia. Como minha esposa está fazendo Pilates e funcional aqui perto do trabalho, pensei que talvez fosse bom aproveitar essa oportunidade. 

Sugeri o Pilates e ela enfatizou que apenas se fosse o de aparelhos, já que o outro forçaria demais os músculos para o momento. Levando em consideração que estou, além de tudo, com todo tipo de trava de alongamento, os chamados encurtamentos, faz todo o sentido. Se não fizer isso, aumenta ainda mais o risco de nova lesão. NEM FODENDO. 

Então, mesmo não querendo me movimentar (e não sei se não quero, mas me dá preguiça), acho que não tenho escolha. 

Como estou de férias em Março, acho salutar que eu aproveita as manhãs pra fazer o respectivo exercício. Por enquanto vou fazer os exercícios que ela passou e que estão no site do CINDACTA. Mas quero começar logo. 

Estou muito travado mesmo. Tenho sentido isso no dia a dia. Inclusive, falei da minha dor no ombro e ela falou que provavelmente já irá ajudar. Que bom!!! 

Enfim, vamos cuidar do corpo. Afinal, é o único que eu tenho e preciso muito dele pra fazer minhas coisas. 

Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...