Bom dia, nobres pessoas que não estão nem aí se fiquei longe ou não por um tempo. Mesmo assim espero que todos estejam muito bem, felizes com sua vida. Pois então, é realmente verdade, sempre haverá um novo dia após a tempestade. Depois das últimas eleições e, em consequência, o que aconteceu com as ações e opções na bolsa, sobrevivi a mais um exercício foda.
Tive aprendizados? Olha, eu espero que sim. Mas o maior deles, se eu realmente conseguir entender e aprender, não tem a ver com o exercício necessariamente, mas com a ideia de timing.
Como assim TIMING?
Explico. Eu passei os últimos dois anos, de 2020 até agora, começando um aprendizado real de operar opções. E foi punk. Tive alegrias e tristezas, ganhos e perdas (tenho a impressão que tive mais perdas, mas não posso garantir), mas tudo o que aconteceu nesse período, principalmente na impulsividade do início, eu consegui arredondar e zerar a grande maioria das operações do período.
Na verdade, todas estariam terminadas se eu não tivesse estendido algumas. Não consigo avaliar se foi bom ou não, mas há algumas controvérsias e aprendizados que precisam ser comentados no final das contas.
Mas não hoje, não agora. Deixarei isso para uma oportunidade específica pra falar sobre essas extensões que eu fiz.
Praticamente eu zerei todas as operações ruins em THL de PUT que eu tinha no mês passado, usando 2 Brigittes: uma 25,77-26,77-31,77 e outra 28,00-29,00-32,00. Pra quem conhece de opções e das aulas do professor Su saberá o que estou falando.
Uma foi suada, mas deu um ganho estrondoso, coisa de cinema mesmo. A outra, pelos motivos apresentados no primeiro parágrafo, poderiam ter sido melhores, mas dado o cenário atual, descobri que a Brigitte tem uma gama de proteção e defesa, mesmo quando dá merda, absurda.
Um dia talvez eu explique, se eu conseguir. Mas a descoberta foi bem positiva, se eu posso dizer. A primeira, até pela cotação de PETR4, deu na medida do ganho zerado, que não foi o caso por puro cagaço, mas deu um ganho assim muito bom mesmo.
A segunda aguentou até bem para o que aconteceu. Para e pensa em uma PETR4 que foi até o 38,00 (e que avaliei mal na hora o perigo que ela me representava) e que, loucamente, cai para 26,70 no exercício. Coisa insana demais. Uma perda de valor de 29,73%, algo que seria inesperado até para quem é o mais pessimista.
Talvez eu esteja exagerando quando eu falo exagerado. Mas eu imaginei que ela iria para um negócio de 29-30, que foi o que subiu quando ela deu esse estirão até tão longe, não para 26,7 ou menos, que foi o quanto ela caiu.
Mas, mesmo assim, minha Brigitte me deu um prejuízo próximo a R$ 0,30. Não é pouco em termos de dinheiro, claro que não. Mas em termos de volume, foi uma descoberta estrondosa. E olha que era uma Brigitte com uma perna 3-4, não 5-6 como a mais baixa. Mesmo assim segurou bem a onda.
Ou seja, se ela fica um pouquinho mais acima, daria uma grande alegria. A soma das duas Brigittes deu positiva, ou seja, minhas THL de PUT que afundaram na lama (e que estas sim me deram muita alegria ao longo do tempo) zerou tudo isso e era pra ser uma vida nova.
Mas eis que vem a eleição e eu, não consigo avaliar claramente o porque, faço 3 operações temerárias, dado o TIMING, como falei antes. Fui uma péssima avaliação, ainda que eu possa até te dizer que se o momento político não estivesse do jeito que estava, poderiam me dar muitas alegrias (ou me dar pouco, no caso de uma das operações).
Mas esse é o aprendizado que eu quero pensar, pois é justamente essas operações que me colocaram em uma situação delicada se não houver um rally de final do ano em PETR4.
VENDA DE PUT E THL DE PUT: OPERAÇÕES BOAS NO MOMENTO CERTO
Pois bem, tendo zerado tudo, qual seria a melhor solução? Fazer nada e esperar. Porém, eu sou afobado, o momento das opções por causa da volatilidade alta era muito bom (a ponto de eu quase não pagar nada nas operações de THL) e eu avaliei muito mal minhas perdas nas minhas Brigitte. Esqueci que apesar disso eu ganharia em praticamente TODAS as outras.
Pode ser que eu ache que avaliei mal agora que elas caíram, mas talvez eu tenha tido um overthinking no momento, me levando a tomar decisões que, se não foram boas, poderiam ter sido melhor ponderadas (pelo menos na exposição).
Uma das coisas que o professor fala: SEMPRE é melhor vender uma operação dual, nesse caso uma Broken Wings, do que uma venda de PUT. Porém, nessa hora, eu realmente não processei isso e, bem, vcs viram.
Lembrando que a dificuldade faz vc começar a ver coisas que não viu por causa do nível de atenção que a gente dá pra solução do problema.
Mas voltando, o que me gerou muito medo de tomar um baita prejuízo (que poderia ser verdade se Bolsonago tivesse ganhado) foi essa subida louca de PETR4 após o primeiro turno das eleições. Tive uma impressão absurda que foi manipulação e quem fez isso ganhou MUITO dinheiro. Ganhou 9 reais por ação na subida e, agora, 12 reais na queda.
Para quem venda 500k, 1M, ações, dá pra ter uma ideia do que foi o lucro.
Mas esse não sou eu, então vamos voltar.
Uma operação de THL de PUT é uma operação boa porque é barata, é administrável, é dual e pode te trazer bons rendimentos SE NÃO DER UMA MERDA DESSAS DO PT GANHAR. Todo mundo sabe que eles vão roubá-la, vão tentar dilapidá-la, como sempre fizeram.
Isso pode ser bom até pra minha venda descoberta (aquela da operação mal feita no robô e que até hoje me incomoda) no final, mas preferia até que não fosse.
E eu tinha uma defesa de 13,16%, coerente, bem avaliada, já contando com uma queda por causa do PT. Mas aí esses filhos da puta falam merda e ela vai lá na vala. E continuam falando merda e lá foi a PETR4 pra puta que pariu.
Aí enfraquece.
Ou seja, era uma operação boa mas não pra um hecatombe nunclear.
Mas essa nem foi a pior. Não sei o que me deu de vender PUT do 35,00 e do 34,00, justamente no dia que PETR4 estava caindo sem parar, pra fazer operações de defesa de subida e de queda, sem esperar mais um pouco. Essa foi foda.
Se tivesse subido, eu teria ganho grana. Se tivesse caído dentro do que esperei, porra, também teria ganho grana. Mas, no fim, não ganhei e a porra da opção tá lá, me fodendo pra rolar e sabe DEUS quando vou conseguir zerar ou abaixar esse strike.
Eu comprometi uma margem gigantesca, que não vai me dar mais a opção de fazer operações boas e melhores, por causa desse comprometimento de margem (a preço de hoje, são 180k, mesmo que a Órama seja boazinha e não me deixe pendurado nessa margem).
Foda, mas é verdade.
Mas as rolagens que eu fiz foram até razoáveis para o nível do problema, pagando muito, mas melhor do que pagar pra zerar e me foder nessas filhas de uma égua.
E a boa notícia é que praticamente todas as outras operações ruins foram ficando boas e me trouxeram de volta pro jogo. Sem esse peso que eu criei no mês passado eu teria ficado agora livre pra fazer um monte de operações boas. Mas, por causa delas, acho que vou ficar aí uns 10 meses pra me livrar dessas bostas.
A não ser que eu faça operações inteligentes.
Por outro lado, eu fiz um caminhão de operações de defesa e isso vale um comentário.
OPERAÇÕES DE DEFESA BEM SUCEDIDAS E BEM PENSADAS
Um dos maiores problemas de uma pessoa com ansiedade é justamente o fato de haver uma tendência à paralisia absurda e isso piora ainda mais o problema. Nesse caso que estou narrando pra vcs, a tentativa de vendes as PUT foi justamente para evitar isso.
A venda das PUT era pra que, caso PETR4 continuasse subindo, eu tivesse condições de zerá-la usando os próprios recursos da bolsa. Além disso, eu montei várias borboletas com preços baratos (em termos) que, caso dessem certo, eu poderia pagar o que subisse das minhas Brigittes com folga. E, se caísse dentro da faixa que estipulei (até 28,00), também.
Pois bem, vcs sabem o que aconteceu, não funcionou. Mas a ideia é boa e eu estava usando ela não sistematicamente nos últimos tempos. Só acrescentei uma venda inadequada e fora do tempo que, segundo meu raciocínio, ia servir pra pagar a operação.
Pois é. Essa parte do problema não foi boa, apesar de bem pensada. Mas é importante pensar no entorno da montagem da operação.
Apesar disso, sentindo que poderia haver uma queda maior, eu fiz várias borboletas, travas de baixa e boosters reversos esperando as quedas. E foram elas que me salvaram de não ter um baita prejuízo no final das contas.
Se eu pensar que para zera só uma Brigitte eu teria que pagar 12K, veio de bom tamanho. Eu recebi das 4 Brigittes que fiz 16 k e devolvi para o mercado 15k, zerando com as operações antigas de vez.
Vc pode até dizer: porra, Robson, vc "ganhou" 1k e tá feliz? Na verdade não ganhei só isso. Se eu continuasse do jeito que eu estava, eu ia ficar rolando e rolando mais PUT ainda das operações passadas. Agora eu consegui zerar isso. Foi pro universo.
Eu seria um liberto se não tivesse explodido o sistema.
Além disso, no final das contas, minhas operações de defesa me propiciaram pagar todo o prejuízo que eu tive sem que eu tivesse que desembolsar a quantidade de dinheiro que eu estava devendo com as operações dando errado e eu tendo que rolar praticamente todas as operações com PUT com prejuízo.
Acho até que TODAS, mas tenho a impressão que ITUB4 não deu. Mas não posso garantir. Mas talvez não tenha dado porque eu vendi um Strangle, não só a rolagem.
Mas enfim, o raciocínio de defesa fez todo o sentido possível.
Vou fazer com que as minhas análises de hoje se baseiem justamente nisso. Além de eu terminar as operações que ficaram em aberto (em meu favor, pelo menos), vou ver se há essa opção de analisar o momento atual e colocar essa opção na mesa.
Mas só se a Órama parar de me roubar.
CONCLUSÃO E PENSAMENTOS PARA O PRÓXIMO EXERCÍCIO
Eu preciso realmente pensar em como lidar com esses problemas que eu narrei pra vcs e como resolvê-los em um tempo que seja, pelo menos, agradável pra mim. Se tiver um rallyzinho em Dezembro, aí vai ficar bom, porque eu zero estas boas e não me incomodo tanto.
Mas sabendo que focinho de porco não é tomada, não dá pra esperar isso. Também não dá pra fazer operações em que, se tiver a porra do rally, eu me foda. Final do ano e início do ano, historicamente, são momentos em que eu me fodo.
Vale a pena analisar bem o problema.
De qualquer forma, acho que minhas ações de defesa, apesar das decisões de operações, foram acertadas, fizeram o que elas tinham que fazer e se não fizeram melhor é porque eu fui mais ganancioso do que o necessário, principalmente em ITUB4.
Qualquer um diria que aquele booster 28,00-26,50 nela seria doideira, com uma ação no 29, quase 30. E eis que... Então, não dá pra dizer que nada vai acontecer.
Acho que uma análise definitiva para minhas THL é baixar o strike até que eu consiga ter rolagens que são boas. Acho que esse objetivo em mente já dá pra ter um norte.
Para as PUT, o ideal é dar um jeito de zerá-las. Foda que elas tão enfiadas no dinheiro não dá pra zerar de uma vez e administrar um strangle. Talvez ir baixando o strike também até que eu possa zerá-las com um strangle com asa 3 e, assim, ir zerando o que der.
Não sei como está a volatilidade, mas não tava dando pra fazer operações mais lucrativas como antes por causa dela. Mas não custa nada olhar.
Além disso, se eu quiser zerar pelo menos as THL de PUT do 33,00, acho que 2000 eu consigo simplesmente vendendo a longa e zerando a curta e procurando novas. Não sei se isso fará alguma diferença no curto prazo, mas tira um pouco da carga.
Vou avaliar isso nas próximas rolagens. Se piorar, as longas pioram também, ainda que VOL seja diferente e não pague adequadamente. Seria somente pra zerar margens mesmos.
Minha avaliação final é que esse mês, apesar das escolhas ruins da THL e venda de PUT, as defesas que fiz, as ações que tomei, foram adequadas. E não esqueçamos de ABEV3, que eu botei tanto a PUT da THL quanto as CALL descobertas em patamares de solução muito bons. Acho que fiz boas escolhas e talvez essa seja a solução para todas as operações ruins.
Poderia ter zerado a PUT, mas não precisei. O valor que eu paguei eu tiro na hora que fizer a venda. E ter subido pro mês que vem pra tão alto o valor das CALL me dá uma certa tranquilidade que elas irão ser zeradas a qualquer momento.
Que assim seja.
BBDC4 nem dá pra falar. Depois do balanço deu aquela merda. Não tinha como saber. Vamos administrando. Posso pensar em algo pra fazer com ela nessa faixa também. Mas não será fácil. Mas o que é fácil nessa porra qui?
Valeu!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário