Boa tarde, pessoal. Post rápido porque estou esperando o contato da patroa pra fazer as compras certas. Então, habilidade social é um requisito importantíssimo na nossa inserção hoje no mundo. Estamos cada vez mais em ambientes complexos, necessitando relacionarmos com vários tipos diferentes de pessoas, muitas vezes de formas completamente diferentes. E não é fácil.
Estou lendo um livro pela primeira vez, mas que possuo a muito tempo e o nome é "habilidades sociais", do Vicente Caballo. Ele fala claramente que muitas pessoas não são felizes com sua vida social, infelizmente. E cita um estudo de Fordyce (1980) com 14 fundamentos para ser feliz:
- Ser mais ativo e manter-se ocupado;
- Passar mais tempo em atividades sociais:
- Ser produtivo em um trabalho recompensador;
- Organizar-se melhor;
- Deixar de preocupar-se;
- Diminuir as expectativas e as aspirações;
- Desenvolver um pensamento positivo, otimista;
- Situar-se no presente;
- Ter bons autoconhecimento, auto-aceitação e auto-imagem;
- Desenvolver uma personalidade sociável, extrovertida;
- Ser autêntico;
- Eliminar as tensões negativas:
- Dar importância às relações íntimas;
- Valorizar e comprometer-se com a felicidade
SOU MENOS SOCIAL DO QUE TINHA PERCEBIDO
E eu me lembro que antigamente eu fazia questão de parar, dar atenção, falar com as pessoas. Hoje não sou muito assim. Aliás, estou me vendo agora sem vontade de sair de casa, ainda que tenha um montão de coisas pra resolver.
Falando de habilidades sociais, não posso reclamar da que eu tenho. Mas fico pensando nas pessoas que não conseguem fazê-lo. E eu sou bom em treinar as pessoas nisso, já que além de psicólogo eu tenho experiência. Sou extremamente extrovertida na maior parte do tempo.
Eu agi assim por escolha, mas fico imaginando uma pessoa que se sente incapaz de fazer amizades. O que é uma pena, já que a maioria das pessoas está disposta. Vejo que muita gente gostaria de bater um papo interessante.
E tal interesse não é visto pelas pessoas que não tem habilidade social, por um motivo simples, que parece até bobagem: as pessoas tímidas ou com Fobia Social NÃO OLHAM AS OUTRAS NOS OLHOS. E fazer contato com os olhos dos outros é uma ótima maneira de saber e ler a reação dos outros.
Ou seja, esta é apenas UMA habilidade. Basta você pensar nas pessoas que você conversa. Consegue lembrar de alguém que falava contigo e não te olhava nos olhos? O que sentia com isso? Pois é, os tímidos e fóbicos não conseguem e talvez o motivo tenha mais a ver como ele IMAGINA que será julgado pelos outros.
O JULGAMENTO DOS OUTROS TEM VALOR
Não tenho dúvida da importância do valor dado pelos outros quando estamos em crescimento. O problema é quando você dá valor demais ao que o outro pensa em um momento adulto da sua vida. E, pior, se prende a isso.
A aceitação social depende de muitos fatores e nem sempre do fato de você ter que concordar ou agradar todo mundo. Mas muita gente acredita nisso.
E, pasmem, quando você mira a opinião dos outros, normalmente não fica satisfeito, pois não há como ser unânime no mundo. Não é possível agradar todas as pessoas, mesmo que você queria e se esforce.
Caso tente, vai acabar se exaurindo e ficando frustrado, já que vai perceber que, sendo justo e honesto, vai acabar gerando problemas, não porque você tenha cometido algum erro, mas porque muitas pessoas tem dificuldade em lidar com a palavrinha NÃO. Mas isso não é o seu problema.
Mas, felizmente, quando você consegue demonstrar que os argumentos são válidos, em algum momento essa criatura vai entender a sua postura, que é igual para todos. Mas não é fácil.
Agora pensa quando você é tímido, não tem muita experiência de interação e acha que é um rejeitado... tudo pra dar merda, não é? Afinal, salvo um engano muito absurdo e que minhas observações de consultório estejam erradas, as pessoas com problemas de timidez são EXTREMAMENTE RÍGIDAS CONSIGO MESMAS. E sua noção de valor pessoal é muito diminuída.
Ou seja, é muito possível que se julgue pior que as pessoas julgariam. E, se essa expectativa se mantém, tendem a evitar interações para evitar esse tipo de julgamento e a coisa vai piorando.
Não tem jeito, ou você enfrenta as dificuldades pra ver se o que pensa é verdade, ou vai ficar preso em teorias maravilhosas sobre o seu valor, mas que não tem absolutamente nenhuma relação com a realidade.
Você pode até não gostar de você, mas pode ter certeza que muita gente gosta. E acho que até você pensa nisso, não???
Valeu!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário