sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sobre mudar e sofrer


Muitas pessoas passam a vida inteira querendo mudar. Para isso fazem meditação, terapia (yes), malham na academia, correm maratona, tudo pra tentar mudar alguma coisa na sua vida. E, muitas vezes, mesmo querendo mudar (pelo menos na superfície) essa mudança não acontece e, quando elas veem, estão fazendo exatamente o que faziam antes e, com isso, vem a frustração e o sentimento de impotência e falta de controle sobre sua própria vida. E, infelizmente, elas param de tentar, voltando ao seu mundo anterior, justificando esse retorno como "nada posso fazer, eu já tentei".
A vida oferece muitas oportunidades reais de se fazer mudanças, indo de encontro com as crenças que as pessoas possuem. Mas, na maioria dos casos, essa "realidade" não é vista. Há uma tentativa de fazer encaixar essa prova de realidade na sua crença e distorcendo o que está acontecendo em função do que acham que é a vida e não aquilo que realmente ela é. A psicologia comportamental chama isso de desamparo aprendido, meio caminho para a depressão.

Aí, invariavelmente, vem a vida e te dá uma razão real pra mudar: um ataque do coração, uma desilusão amorosa, a perda do emprego, a doença de um filho (DEUS ME LIVRE) e você vê que todas aquelas certezas podem e devem ser questionadas. Isso é uma pena, pois existe uma probabilidade muito grande que, se fossem feitas escolhas diferentes antes, provavelmente algumas dessas tristes surpresas não aconteceriam.

Sempre temos sinal sobre o que está nos acontecendo. SEMPRE. Escolhemos enxergar ou não. E uma escolha pode ser mudada.

Um comentário:

  1. oi, queri.
    gosto muito do conceito de desamparo aprendido. acho muito coerente e útil.
    sou um ser sempre voltado e que procura valorizar movimentos e processos de mudança. pelo menos me vejo assim...
    mas sabe, que ultimamente, principalmente pelas experiências de trabalho penso se toda cristalização é necessariamente ruim e a mudança é sempre desejável, útil ou necessária. não sei ainda, quem sabe discutimos mais um pouco o assunto.
    bjos
    Ninha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...