domingo, 22 de novembro de 2009

O que realmente importa

Hoje eu me vi em uma situação que me chamou a atenção. Estava tão preocupado com outras coisas que eu acabei dando pouca ou nenhuma atenção à minha filha em determinados momentos do dia. Eu estava nervoso e preocupado, andando pra lá e pra cá e, mesmo pensando nisso, não conseguia me acalmar. Até que, em um determinado momento, uma frase dela, daquelas que a criança costuma soltar em momentos inesperados, me chamaram muito a atenção:

PAPAI, PORQUE VC ESTÁ TÃO BRABO????

Não preciso dizer que, nessa hora, ela me desmontou por completo... eu estava estressando, brigando com ela, por tudo que eu gostava que ela fizesse em outros momentos. Ou seja, precisou que ela, na sua inocência, me chamasse a atenção para algo que deveria estar na minha cara.  E isso vem me chamar a atenção exatamente para as coisas que são mais importantes. E para me chamar a atenção para o esforço que é necessário fazer durante nossa vida pra não jogar fora algumas coisas por não conseguir enxergar o óbvio, gerando problemas que um simples abrir o olho, respirar, desligar a televisão, se arriscar, já resolveriam. Obrigado filha, por abrir os olhos do papai para coisas tão simples. Em um certo dia, não faz muito tempo, eu usei a  frase de Saint Exupery : "O essencial é invisível aos olhos". Hoje já penso um pouco diferente.

O essencial é visto quando nós nos treinamos para vê-lo. Nem sempre vamos conseguir. Mas o esforço constante e a capacidade de escutar nos faz aprender que ao valorizar aquilo que é mais importante, o que não é perde realmente o sentido. Aos pacientes, esse é o mel da vida, já que ao conseguirem abrir os olhos e, a partir daí, conseguir enxergar o que realmente vale a pena, abre um novo leque de oportunidades até então não vistas. Hoje, minha filha me ensinou muito mais do que 5 anos de faculdade. Ao escutar as pequenas coisas, você aprende a ser grande.
Boa semana a todos.

Um comentário:

  1. lindo post!!
    vou colocar o texto de um email que recebi lá no blog e que tem o mesmo espírito do seu texto...
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...