quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Esperar para ser atendido em hospital é uma dureza!

Tive o pequeno desprazer de esperar uma hora para ser atendido agora no hospital. Tudo bem, não era nada demais, apenas queria que o ortopedista desse uma olhada na palmilha nova que ele me passou e tentasse fazer uma confirmação do diagnóstico de insuficiência de Tibial Posterior, um nome pomposo para dizer que meu pé está, como poderia dizer, "caindo", ficando igual a pé de pato. Mas, mesmo assim, é uma espera inglória. Ver que o médico chega atrasado, atende pessoas na sua frente, não tem pressa para lhe atender dá um sentimento muito ruim. Do atendimento em si não posso reclamar. Excelente médico, claro, explica o que precisa ser explicado. Mas não desejo a ninguém esse desprazer. E olha que não é SUS...

Junto a mim estava uma senhora de Blumenau que conseguiu reclamar desde a primeira palavra que falou sobre a demora. Ela até estava com a razão, mas estava realmente irada, e falando em altos brados que não precisava daquele hospital... bem, apesar de minha irritação, não me vejo pagando mais de R$ 100,00 em uma consulta de rotina. Para essas o hospital atende, e bem. Só que demora. E isso me fez pensar em algo como ter paciência.

Não sou o mais paciente dos mortais. Mas, de certa forma, consigo lidar bem com a minha impaciência se tenho algo para me distrair. E, logo depois, esqueço. Sou péssimo em ter raiva. Eu a esqueço com muita facilidade. Se isso é bom ou ruim, não sei. E esta senhora me fez pensar sobre pessoas que reclamam da vida, do emprego, do salário, de tudo. Qual seria uma maneira equilibrada de lidar com isso? Eu não sei, crio a minha forma, o meu mundo, de acordo com a minha história de vida e hoje eu acho até interessante minha forma de reagir. Mas se a pessoa apenas reclama da vida, quando sobrará tempo pra ela achar uma solução para os problemas...

É, viver não é realmente fácil.

2 comentários:

  1. Já ouviu aquela expreção "Paciencia de Jó". Sabe de onde ela vem?

    Jó era um cara muito rico, com uma bela família e bastante temente a Deus. Num certo dia Ele recebeu a visita de alguns mensageiros cada um com uma notícia pior. O 1º cheguou dizendo para Jó que todo o seu gado e todas as suas fazendas haviam sido saqueadas, roubaram os pertences de Jó. Um outro disse-lhe que seus filhos estavam reunidos em casa, veio uma grande tempestade com seus ventos e derrubou a casa onde eles estavam matando a todos, Jó havia acabado de perder quase toda sua família ficando somente sua esposa. Após tudo isto jó teve uma doença, que causou tumores por todo seu corpo, jó acabou de perder sua saúde.

    Vendo, a esposa de Jó, todo o seu sofrimento vociferou "Amaldiçoa este deus e morre". Contudo Jó permaneceu firme e respondeu "Nu saí do ventre da minha mãe e nú voltarei para lá; o Senhor deu e o Senhor tomou; bendito seja o nome do Senhor."

    É interessante pensar que este exemplo é seria quase inatingível, afinal quem conseguiria passar por tudo isto e reagir de maneira tão firme.
    Paciência é a virtude dos grandes homens!!

    O fim da historia de Jó. Tudo lhe foi dado em dobro e sua Frase mais conhecida é "Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem"! Disse ele referindo-se a Deus! O diferencial de Jó era o seu conhecimento era a Fé!

    Bom, é dai que vem a tão famosa expressão "Paciencia de Jó"!

    Abraço!

    *Vale a pena conferir a historia na íntegra. O livro de Jó antecede livro de salmos e relata a historia de um homem que não olhava pra si e sim pra Deus!

    ResponderExcluir
  2. Fala ae Rodrigão. Já a conhecia bem. Preciso também ter esse tipo de conhecimento para conhecer o contexto dos meus pacientes. Entender a cultura de cada grupo é essencial pra conhecer meus pacientes e, como consequência, conseguir ajudá-lo dentro da sua referência.

    Abraço

    Robson

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...