segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Estou me mantendo satisfeito comigo e isso é bom

 

Tanto tempo me cobrando que essa vitória é pra ser comemorada


Bom dia, nobres inexistentes. Espero que todos estejam muito bem. Não se animem, não é porque eu aumentei a frequência que estarei aqui na mesma sanha de 2022 ou antes. Mas estou me mantendo satisfeito comigo e isso é bom. Já fazia muito tempo que eu não me cobrava, não enchia meu saco, como se eu estivesse devendo algo. 

Não posso dizer pra vcs que estou completamente ciente dos motivos pelo qual estou assim, por isso não posso garantir muita coisa. Mas aproveitar esse momento, valorizar esse momento, pra mim é essencial. 

Mesmo quando eu não estava fazendo muita coisa, nas férias, não foi como das outras vezes que eu fiquei enchendo meu próprio saco. Acho isso sensacional. 

Por outro lado, estou chegando em um nível de maturidade sobre o que está ao meu alcance e o que não está que me parece bem realista, ainda que eu possa está fazendo um julgamento de momento e não de mudança de fato. Mas já é um passo e um caminho. 

O desafio é a manutenção. 

Por enquanto não estou sentindo essa manutenção como um problema. Significa que estou fazendo esforços de mudança heroicos? Absolutamente. Até acho que não estou fazendo algumas coisas que poderia (ou deveria) para melhorar minha vida. Mas consigo ver que minha vida está equilibrada, as coisas estão onde deveriam estar e tenho problemas pra resolver. 

Vivendo, pois. Afinal, além do fato de sempre estarmos insatisfeitos e querendo mais, sempre achamos que estamos fazendo menos do que fazemos. E eu estou tentando ter bem claro tudo que eu faço, não valorizando apenas o que falta como sempre fiz. 

Outra coisa que tenho feito é resolver os problemas conforme eles aparecem. Como falei, o desafio de ir desafiando minhas crenças é diretamente proporcional a fazer alguma coisa para descobrir se a crença é verdadeira, ao invés de apenas ir seguindo reagindo a ela. 

Caso seja, aí volto, aceito e vou fazendo o que dá. Mas se não for, o peso que sai é muito grande. 

Eu tenho vários exemplos. Rolagem de opções, relação com meu trabalho e minhas meninas, a confiança na minha capacidade de trabalhar, relacionamento com outras pessoas, minha vontade de crescer e melhorar, enfim, muitas coisas. 

Viver a vida bem, com o que eu tenho e buscando o que não tenho, não como uma doença, mas como algo que pode ser conseguido sem que isso vire um estresse desnecessário. 

É um caminho que espero continuar a trilhar, não só pra minha saúde mental, mas pra minha saúde como um todo. 

Deixa eu contar pra vcs algumas coisinhas então. 


HOJE COMEÇA A ROLAGEM DE OPÇÕES E TUDO BEM

Consciente do acerto rolar antes

Eu estou numa fase de desapego com as operações com opções. De 2020 pra cá eu estive vidrado nisso e acho que, apesar de ser algo que não é ruim, tirou muito da minha paz, participou demais do meu dia a dia de pensamentos e me trouxe mais tristezas que alegrias, ao contrário do que eu esperava. Apesar disso, hoje começa a rolagem de opções e tudo bem, sem estresse ou atropelo. 

E como eu cheguei nessa conclusão? As mudanças de mercado, o tempo todo alguma coisa dando errado, a dificuldade de resolver algumas coisas, escolhas erradas de decisão sobre timing de desmontar operações. Isso foi muito difícil e ainda não estou bem seguro disso. 

Mas eu sei que as minhas operações que estão ruins agora o estão porque eu deixei elas chegarem nesse ponto por falta de conhecimento mesmo, por falta de entendimento sobre o momento de deixar de fazer algo ou de fazer algo. 

E não tenho esse conhecimento bem estabelecido. 

Talvez se eu tivesse, pudesse ter evitado uma série de problemas que eu acabei causando. No início eu fiz escolhas absurdamente ruins, mesmo tendo sido avisado a respeito. Hoje isso não acontece mais. Mas, mesmo com operações bem estabelecidas e bem montadas, a desmontagem sempre foi um problema. 

Atualmente eu estou com uma decisão (que não é rígida, mas é bem estabelecida) que não quero mais operar nesse mercado, pelo menos não do jeito que eu o fazia até agora. o FERRO que o Bastter tanto fala veio e estou cansado. 

Claro que não dá pra simplesmente sair. É como se vc estivesse em uma sociedade de assassinos, como o John Wick, e tivesse um preço a ser pago pra vc sair de lá. É o que estou passando agora. Mas muito bem ciente disso, buscando usar o que aprendi pra fazer essa saída. 

Vai ser devagar, eu aumentei demais o tamanho das operações e admito que isso foi o problema. Estava sempre aumentando o tamanho das operações. Se eu voltar a fazer em condições normais, será sempre em tamanho pequeno, sempre em acréscimo ao que eu já tenho. 

Talvez se eu soubesse bem o que fazer não estaria passando pelo que estou passando hoje. Mas os movimentos do mercado são uma bomba quando acontecem, não dá pra vc simplesmente achar que a culpa é sua. 

Por exemplo, ainda que Americanas seja uma merda, que culpa tem seus investidores de acharem que ela podia ser uma boa empresa?

E talvez essa seja a grande questão do Day Trade: mesmo que vc estude muito, há coisas que não podem ser feitas, sob o preço de se foder depois caso deem errado. 

E peguei um certo asco do Prof. Su. Saí do curso, não quero nem mais saber. Estava vidrado vendo os vídeos dele todo dia, mesmo discordando de uma série de ideias que ele tem a respeito do mercado, eu o acompanhava, pelas soluções que ele dava para os problemas. 

Mas, caralho, esse maluco trabalha pra corretora. É esperado que ele queira que o povo gire patrimônio. E ele está ainda sugerindo que o pessoal faça a porra da operação do Straddle long PUT, que foi o que me lacou. E tenho certeza absoluta que NENHUMA pessoa que não está no curso dele (e mesmo as que estão) sabem o que fazer, como eu não sei, caso dê as merdas que eu estou passando. 

Mas tenho que admitir que ele passa umas ideias boas pra resolver problemas. E também admito que ele deve ter falado sobre sair das operações e eu não peguei, tive um ouvido mouco. 

Por exemplo, acho que uma coisa que me deu satisfação foi sair da THL de ITUB4. A esperança era que ela ia subir, que ia ficar bem e a coisa ia degringolando. Foda-se. Saí. Foi a porra de um alívio. 

E eu perdi dinheiro naquela merda, subindo o strike da longa. 

Mas não perco mais com rolagens absurdamente ruins. Até parece que estou sem um braço, sempre penso que há uma operação lá pra fazer. Mas não tem mais. Livre. 

Enfim, teria muito a escrever. Em algum momento eu esclareço pra mim mesmo as questões que rolam na minha cabeça a respeito (lembram que escrevo pra mim né? Pois é. Mas se servir pra vcs, fiquem à vontade pra usar o raciocínio. 

Mas o que está me fazendo ficar satisfeito, em certa medida e principalmente essa semana (já teve outra, mas não foi uma escolha consciente) foi que eu comecei a fazer as rolagens muito antes dessa semana, pelo menos 2 semanas antes. 

E consegui algumas rolagens bem interessantes. Tinha visto que se fizesse antes tinha até algum lucro pra diminuir exposição, mas optei por deixar pra lá. 

Não me dei conta que o deixar pra lá era uma das crenças. Por outro lado, eu não tinha a clareza que valia realmente a pena. E vale. E isso é dica do prof. Su, não posso deixar de dar o crédito a ele.

Talvez com essa mentalidade, com a ideia do quanto eu posso perder, eu consiga fazer as operações pra sair dessa bomba. 

E estou mesmo. Na hora que eu penso em fazer um booster reverso, ainda que possa ser exagero, estou o tempo todo me freando e pensando na merda que pode dar. 

Como eu já me lasquei com booster em várias ocasiões, as que mais lembro de VVAR3, acho válido o pensamento. Já ganhei também, mas é importante considerar bastante o momento em que vou fazê-lo e o momento em que vou sair. 

Se isso não estiver claro, não faça. 

Mas enfim, voltando, fazer as rolagens antes me tirou aquele sentimento de urgência, de que vai dar merda. Tenho pouquíssimas operações pra fazer hoje e isso é tranquilizador. 

E talvez seja o que vai resolver o problema das rolagens das operações que preciso zerar (ou uma das opções). O tempo que vai dizer. 

Mas há outras coisas que são boas, ainda que eu tenha uma opinião divergente comigo mesmo em alguns momentos. 


TRANQUILIDADE FINANCEIRA E PACIENTES

Isso não tem preço

Essa talvez seja a parte que está ancorando todas as outras. Felizmente, graças a DEUS, a procura pelo meu trabalho está bem alta, a ponto de eu estar quase sacrificando horários de descanso e diversão que queria me proporcionar, mas que tenho me mantido o mais firme possível pra não fazê-lo. Essa tranquilidade financeira e pacientes aparecendo o tempo todo traz vários pensamentos positivos pra mim. 

Ajuda a pensar que posso resolver os problemas com as opções, me dá tranquilidade em ter conforto com minha família, me dá tranquilidade em conseguir algumas realizações futuras em termos de viagens e PRAIA que estou sentindo falta. Além disso, também me dá tranquilidade de ajudar minha família e também continuar meus investimentos para o futuro da família. 

Claro que não sem um pouco de sacrifício. Mas eu tenho tentado fazer uma reflexão bem importante a respeito, olhando os pontos, melhorando o que der, analisando minhas decisões. Acho que isso é muito importante até pra que eu não exagere e trabalhe demais também. 

Talvez eu vivesse bem com meu salário de sargento. Todos os meus amigos que não tem essa tranquilidade que eu tenho vivem, então provavelmente eu viveria tanto quanto eles. Mas já que eu consegui esse benefício fruto do meu trabalho, então preciso aproveitá-lo. 

E uma coisa que é boa é que eu não vivo além do que eu ganho com meu trabalho em terapia. Claro que não posso parar de uma hora pra outra, mas há um tempo para que todas as minhas contas acabem (as maiores e não repetitivas). E esse ano principalmente eu adquiri várias coisas legais pra casa e as contas são em decorrência disso. 

O mais importante é que a maior parte do que eu ganho com a terapia eu guardo pra ter tranquilidade financeira. E acho que estou fazendo uma boa escolha, no final das contas. 

Se eu continuar assim acho que será uma boa opção pro futuro. E como eu tenho feito assim a tanto tempo, há uma razoável certeza que vou continuar. Permanência e persistência é o caminho pra isso. Viver abaixo do que ganha é uma arte e, como tal, muito difícil sem que vc se empenhe. 

Acho que consegui. Não tenho luxos, mas gosto de estar bem. 

Com o aumento de custos que a gente vem tendo no consultório, optamos por demitir a Christ. Fico triste em demitir alguém, mas ela não está absolutamente acrescentando nada à gente e ainda abusando em muitos casos, fazendo só o que quer e do jeito dela, não dedicando tempo e valor ao que fazemos por ela. 

Acho que foi uma boa escolha. Vamos ver ao longo do tempo o que sai. 


PERSISTIR EM FICAR BEM É UM DESAFIO QUE VALE A PENA

O ganho é visível e sentido

Ao contrário de outras coisas, o esforço por ficar bem, por meio de boas escolhas, boas renúncias, comportamentos e não comportamentos depende de um esforço muito grande no início, mas com o tempo vai ficando mais fácil e aumentando nossa sensação de que tivemos uma vitória contra uma outra parte nossa que não quer melhorar. 

Estranho falar isso, mas é verdade. Não que não queiramos melhorar, mas o preço da melhora é muitas vezes visto como algo assustador, algo que não vale a pena o esforço. 

VALE SIM!

Mas dá trabalho. Mas tudo dá trabalho. Viver mal dá trabalho. Viver bem também. Então, se vc insisti no que é bom, uma hora isso se estabelece e vc começa a se permitir fazer aquilo por você. Ou seja, o mesmo trabalho que dá pra ficar mal dá pra ficar bem. Vc escolhe. 

E eu estou escolhendo ficar bem. E tendo o trabalho necessário pra que isso aconteça. 

Ainda existem muitas coisas que preciso mudar, principalmente relacionado à minha saúde, minha forma física, alimentação e outras coisas. Mas sinto que isso está a caminho. Uma hora para cada coisa. 

Vamos que vamos. 

Valeu!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...