sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Para fazer boas escolhas, você não pode fugir do problema

Só olhando o problema de frente vc pode resolvê-lo

 Fala aí, seus nobres inexistentes. Espero que todos estejam muito bem. Sim, estive ausente e, sinceramente, não posso garantir que isso será mudado de todo. Porém, como vcs sabem, esse blog tem como objetivo ser o depositário dos meus pensamentos e reflexões. Durante bastante tempo eu não dei a devida atenção à algumas coisas. E, para fazer boas escolhas, você não pode fugir do problema. E está na hora de olhar pra ele. 

Eu posso dizer com bastante tranquilidade que os problemas mais sérios estão sob controle. Até coloquei uma música que se tornou bastante clássica na pandemia e que eu gosto muito de ouvir e eu usei nos piores momentos, durante os atendimentos. Não tenho mais muitos problemas com minha filha e esposa, não tenho nenhum problema de saúde sério (mas não posso relaxar em relação a isso) e os meus investimentos estão ruins como o mercado está. Então, qual o problema. 

Talvez as coisas estarem sob controle e não resolvidas seja o problema, pelo menos nos detalhes de alguns problemas. E eu tenho bastante consciência que se meus problemas emocionais e de relacionamento estão bem encaminhados, acabo deixando o resto meio de lado. Mas é importante vc olhar no detalhe coisas que não são tão importante quantos estes, mas que não deixam de ter sua importância. 

Um que vou passar bem rápido mas que merece uma reflexão própria diz respeito ao atendimento dos meus pacientes, como conduzir o IPP, minhas finanças, ser mais diretivo na parte financeira dos atendimentos usando as ferramentas que já tenho (psicomanager), lidar com a instabilidade aparente da Carol e com a dispensa da nossa secretária. 

Esses problema, junto com a quantidade semanal de pacientes que venho atendendo, as folgas que venho tirando, necessitam de atenção, bem como a cobrança desses pacientes. Mas não vejo nada grave nisso, mas que precisa ser repensado e melhorado em alguns aspectos. 

Outro é o quanto estou ajudando meus pacientes que estão com problemas maiores, como ajudá-los a sair do estado de não solução e se comportar de forma que algo seja feito para dirimir seus problemas e não ficar fugindo e ruminando sobre o quanto é ruim o que está acontecendo. 

Como minha paciente insinuou ontem, falar pra um deprimido que ele não pode sentir algo é uma grande bobagem e desconhecimento do funcionamento das coisas. Por outro lado, a característica principal da atitude que faz a depressão diminuir é questionar o pensamento que a sustenta, do ponto de vista cognitivo e agir para descobrir o problema e resolvê-lo ao mesmo tempo. 

Em qualquer uma dessas opções, ficar parado esperando a porrada não resolve. Porque, principalmente, no caso da minha paciente, ela virá, e forte. 

Mas a ideia aqui, nesses 19 minutos que tenho pra pensar, é olhar para meus investimentos, para minhas operações e analisar qual solução eu posso dar para aquelas que estão afundadas. Criar uma solução que as coloque em um patamar melhor que estão hoje de alguma forma. 

Pois é, decidi olhar pra isso. E vai ser foda achar alguma solução que não seja dura. 


RESOLVER PROBLEMAS É DESCARTAR O QUE NÃO FUNCIONA

Como é difícil fazer isso

Parece um lugar comum, algo ÓBVIO (adoro quando essa palavra aparece), mas pergunte para quem tem um problema psicológico e está sofrendo o quanto é difícil abandonar algo que PARECE que é bom. E aquilo está mantendo vc na sua situação de alguma forma, mas há um sofrimento psicológico tão grande em abandonar essas escolhas que a pessoa quer qualquer coisa pra não ter que fazer isso. 

É tal como cortar na pele. Vai doer no começo, mas vai melhorar depois, principalmente se vc realmente estiver imbuído dessa busca e realmente não disfarçar as escolhas repetidas com uma roupagem nova. É agir diferente. 

E, pra mim, nesse caso isso tem tudo a ver com minhas operações em PETR4, principalmente na CLEAR, mas também nas minhas THL e vendas cobertas. Puta que pariu, que foda. 

O improvável se tornou tão frequente nessa caralha que fica até difícil eu me culpar por isso. O nível de oscilação, esse caminhão de dividendos que fodeu a cotação da empresa, a situação atual do mundo, tudo isso contribuiu para que eu tenha um caminhão de operações com CALL enfiadas até o intestino no dinheiro. 

Para as THL, ainda que eu lamente isso (e principalmente agora no final que as rolagens não estão retornando nada), as coisas estão dominadas. A ideia de ter a longa comprada mais abaixo ainda da curta dá um certo conforto. O foda é ver mês a mês essa merda não conseguir sair do lugar nem pra uma rolagem básica de centavinhos. 

Em alguns meses, até tive que pagar pra rolar essa bosta. Felizmente, apesar de eu falar que não fiz nada, eu aprendi muito com esses sofrimentos que eu tive até agora. E ontem eu tive um vislumbre que me chamou a atenção. Na verdade, dois. 

Um é que foi a minha ganância que fez com que eu ficasse nessa situação. Pensa bem no paradoxo que a falta de visão e não aceitação leva. Eu tenho feito as vendas, tanto de PUT quanto de CALL olhando para valores, não para porcentagem. Isso é uma merda, porque faz vc distorcer a realidade, sem considerar o risco que está correndo. 

Vamos pensar o seguinte: a maior parte do meu dinheiro está em renda fixa, IPCA 2024/2035 e Tesouro SELIC. Rendimento bom, não é? Sim, pelo menos na SELIC. No IPCA vou ganhar bem lá em 2024 quando o tesouro me pagar o que prometeu ao longo de todos esses anos que eu venho investindo. E de quanto rendimento estamos falando? 16% ao ano?? 18% ao ano? Em alguns títulos sim, outros não. Mas vamos trabalhar com 14%, que é maior que nossa taxa SELIC agora, o que é alto até. 

Pois bem, isso significa um rendimento mensal "seguro" de 1,3-1,4 % ao mês. Vamos olhar PETR4 e ver qual seria, então, a venda de CALL e PUT que eu deveria fazer pra ter mais ou menos essa taxa mensal. 

Eu teria que vender uma PUT do 26,02, 11,22% abaixo do preço, com um rendimento de 1,57%, a R$ 0,46, isso pra esse vencimento. Se eu quiser já fazer a venda para o próximo, posso abaixar ainda mais o strike, para absurdos R$ 23,27 no strike, 20,61% afastado do preço de PETR4, recebendo 1,6%, no valor de R$ 0,47. 

Qual a possibilidade de dar merda num caso desses? Porra, muito pequena. Veja, claro que agora a volatilidade colocar essa situação em evidência, mas olha só... que foda. Claro que em situações de volatilidade menor o ganho nem se aproxima disso, mas é uma ideia de momento de mercado. 

Agora vou ter que parar com o raciocínio, mas eu volto depois. Basta dizer que ao não ter essa reflexão, ao ser ganancioso, eu criei muitos dos problemas que eu estou tendo agora. 

É preciso fazer diferente numa situação dessa. 

Até a próxima. 

Valeu!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...