sábado, 21 de abril de 2018

Dar conta dos problemas é humano - fugir também


Muitas vezes fugimos do problema porque simplesmente achamos que não vamos dar conta. Eu, particularmente, tinha esse modus operandi. Devo admitir que, de certo modo, não estou tão longe de continuar do mesmo jeito, ainda que de uma forma relativamente diferente.

Ao longo das últimas semanas mais especificamente e esse ano, mais amplamente, eu tive que fazer uma mudança na minha forma de pensar minha vida. Isso foi muito difícil, ainda está sendo, mas é importante pensar de forma mais racional sobre os problemas.

Eu tive a oportunidade de falar para vários pacientes essa semana que o que faz a depressão ir embora é o movimento, como faz tudo na vida ser melhor. Mas será que eu estava usando essa premissa pra mim mesmo ao longo dos últimos anos?

ALCANCE A ESTABILIDADE E ESCOLHA SAIR DELA






Por que buscar ficar estável se você deve escolher sair dela? Simples. A estabilidade não é algo duradouro em nenhuma atividade humana. Estamos sempre em constante mudança, nosso contexto muda, as pessoas mudam, nossos pensamentos mudam. A pessoa que eu fui 10 anos atrás, 5 anos atrás, não é a mesma que hoje.

Porém, quando você vive uma vida em que a instabilidade é constante, o que é possível, só precisa de uma ajudinha, a sensação de estar perdido é constante. Nada parece que irá permanecer, por mínimo que seja o tempo. E isso trás uma sensação de perda que pode ser complicada para muita gente. Para mim foi. E muito.

Minha cabeça é muito agitada. Penso muito, em muitas coisas, ao mesmo tempo. E era comum eu agir também dessa forma, tendendo a não parar pra ver o que está acontecendo, apenas reagindo, reagindo, muitas vezes de forma impulsiva. Instabilidade pura.

Robson, você está falando em equilíbrio? Sim. Mas um equilíbrio igual essa pedra aí em cima? Não, absolutamente não. Estou falando em equilíbrio de aprendizagem, de entendimento que as coisas mudam, mas que a estabilidade ela é apenas um meio para você crescer.

Assemelha-se, de certa forma, à noção de aceitação das coisas de maneira geral. O problema é que muitas vezes aceitar algo é visto, por muita gente, como algo que te leva à estagnação. Nada mais longe da verdade. Pretendo futuramente fazer um post só sobre isso. Mas é justamente o inverso: aceitar as coisas, entendê-las é deixar o mundo se movimentar da forma como deve ser.

Como assim? Há coisas que estão ao nosso alcance mudar e outras não. Quando você se prende ao que não consegue, acaba criando um efeito cascata e parando todo o resto que poderia, se vc aceitasse essa imobilidade temporária. Outros projetos podem ser colocados à frente. Até mesmo porque, algo que hoje pode ser que não tenha como ser mudado, pode acabar mudando com o tempo.

Como assim 2? Como eu falei, tudo muda, o contexto muda, as pessoas mudam, as cabeças mudam e aquela aparente e temporária imobilidade e impossibilidade de mudança deixam de existir. Ou porque nos tornamos melhores e melhores capacitados, gerando um efeito virtuoso de mudança que, em outro momento, não era possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...