terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Tivemos um dia feliz de retornos ontem


Já faz algum tempo que não coloco uma foto nossa no Blog. É o tipo de cuidado que eu procuro ter pra não expor minha filha. Mas eu precisava colocar essa. Ontem tirei o dia para acompanhar o retorno dela pra escola e foi muito bom.

Minha filha, dessa vez, não queria muito voltar para as aulas. Afinal, até o ano passado ela estava voltando para as amiguinhas que havia estudado durante 4 anos da vida dela. Apesar disso, percebi animação nela no retorno.

Fomos juntos na entrada, acompanhei ela até a sala de aula, conheci o professor de educação física, vi que ela já fez uma amiguinha logo de começo (na realidade a mãe da amiguinha que pediu pra ela fazer a segurança da filha. rsrsr). Mas tá valendo.

Eu estava um pouco ansioso com esse retorno. Afinal, é uma escola nova, cheia de alunos mais velhos. Sempre há a preocupação com bullying e outras merdas. Aparentemente não é o caso. A escola é bem organizada e ela explicou o funcionamento das coisas, que a diretora passou pra eles ontem.

Fiquei em casa só esperando o tempo passar para ir buscá-la. 17:20 estava na porta e ela estava toda feliz. Porra, muita criança. Ela fez questão de me apresentar a escola, as quadras, as salas de aula, cantina, tudo. Não teve aquela frescura que adolescente tem de "não paga mico, pai". Por enquanto.

De certa maneira, acho que isso pode acontecer, mas será difícil. Não sou o pai pentelho. Sou inclusive bastante divertido, a ponto das amiguinhas dela quererem brincar comigo. Mas nessa hora eu prefiro vazar. Criança deve brincar com criança. Quando ela estiver só comigo, nós brincamos.

Enfim, mais uma etapa passada.

EU DETESTO QUALQUER TIPO DE MAU-CARATISMO



Talvez eu esteja dando valor demais a um jogo a ponto de ficar irritado e dormir mal. Mas é impossível pra mim ver uma injustiça e não me irritar profundamente. E a porcaria da impunidade sempre assolando os caminhos das pessoas. 

Veja, não posso afirmar categoricamente que todas as vezes que eu ou qualquer pessoa se sentirem prejudicadas que elas estão corretas. Sou flexível a ponto de aceitar isso de uma forma natural. Mas tem certas situações que são muito descaradas. 

Ontem eu joguei alguns competitivos e perdi os três, mesmo jogando bem. Perder faz parte da vida. Admito que sinto um grau humano e controlável de inveja de alguém que consegue crescer fazendo o que eu faço e eu não. Afinal, a pessoa consegue sucesso em algo que eu não estou conseguindo ultrapassar. A sensação de fracasso é inevitável. 

Mas neste caso, em dois dos competitivos, a profunda cara de pau de algumas pessoas de usar programas pra tirar vantagem do jogo foi absurda. No último então, perdi a cabeça. 

O cara depois ficou se desculpando por ser SMURF, etc. Mas o que ele fez não foi algo que uma pessoa com altas habilidades no jogo faria. Tiros impossíveis e frequentes, tiros através de fumaça sem ver, mudança de movimentação no jogo sem ter conhecimento da nossa posição, sinaliza utilização de hack. 

O meu sono tem sido agitado com sonhos de Counter Strike. Acho que está na hora de eu mudar o meu foco de novo, dessa vez por escolha. Não fode. 

Acho uma pena que existam pessoas assim. Mas essa necessidade de se dar bem está entranhada na vida de muitas pessoas. Elas simplesmente acham normal fazer isso, utilizar de meios injustos para levar vantagem sobre outras pessoas. 

Existem casos e casos e não posso simplesmente achar que não existem motivos legítimos para que isso aconteça, em ocasiões especiais. Mas nesse caso é uma falta de qualquer sentido moral. 

Tenho escrito e deixado essas pessoas saber o quanto elas são fracassadas e o quanto a vida vai bater nelas quando elas não tiverem auxílios externos para as segurarem onde for. Esse tipo de gente vai usar desse tipo de expediente na vida. Afinal, é mais fácil. 

Mas qualquer pessoa com o mínimo de experiência sabe que, quando você está em um situação em que um leão o está protegendo, os lobos se afastam... mas aguardam. Só o leão sair que o perigo retorna, com força. 

E o único jeito de desenvolver a força do leão é lutando, perdendo, aprendendo, lutando de novo, não desistindo. Não sendo um mau caráter de marca maior. 

O SUCESSO QUE VALE VEM DEPOIS DE ESFORÇO E APRENDIZADO


Pra finalizar, acho que é bem necessário que eu discuta a questão do esforço pra alcançar o sucesso. Volta e meio eu escuto comentários a respeito da validade dos atalhos e frases de efeito que - supostamente - justificam seu uso. E isso me deixa com um misto de tristeza e raiva. 

Uma das mais clássicas críticas dessa natureza diz respeito ao padeiro. Trabalha muito e não vai chegar a lugar nenhum. Tirando a óbvia incapacidade de análise dessa frase, de certa forma se a pessoa não evoluir, mesmo dentro da profissão de padeiro, vai continuar o sendo. 

E isso não é absolutamente desmérito nenhum. Alguém precisa fazer nossos pães. Precisamos comer e essa atividade é extremamente nobre, principalmente quando temos um pão feito com habilidade e sabor diferenciado. 

Vejo no meu trabalho pessoas reclamando por estarem trabalhando muito ou serem chamadas em suas folgas em condições muito raras, como se isso fosse a maior injustiça do mundo. Ou pior, o maior absurdo do mundo. Talvez o foco dessas pessoas esteja bem distorcido. 

Claro que quem passou por outras fases aqui vai ficar indignado com essa frase. Afinal, se lascaram muito antes e de forma muito pior que essa "moleza". Mas a questão é o mindset, o jeito de pensar. Não se trata de valorizar tirar você de uma folga. Não é possível que alguém goste disso. Mas aceitar que isso é um risco ocupacional. 

Ou seja, lidar com essa frustração. Faz parte do jogo e não tem nada de injusta. E talvez até te deixe mais forte. Minha vida sempre foi trabalhar muito e trabalhar 12, 14 horas por dia, pra mim, não me abala nem um pouco. E até gosto, em certos casos. 

É importante que as pessoas possam valorizar seu esforço focado na busca por um lugar ao sol. O esforço não é garantia que você alcance sucesso, mas ele te aproxima bastante e aumenta as possibilidades. Não há 100% de garantia em nada do que fazemos. Mas aparentemente acreditamos que isso é possível...

Ainda bem que nem sempre as coisas são 100% do jeito que pensamos. Aliás, que bom que a maioria das vezes não é. A maioria das pessoas acaba sendo crítica demais ou de menos consigo mesmo e, se isso fosse verdade, provavelmente a pessoa teria mais problemas do que já tem. 

Crie o compromisso de fazer algo por você e aceite que nem sempre as coisas serão do jeito que você espera. Mas acredite na sua capacidade de adaptação. Até hoje você, de um jeito ou de outro, resolveu 100% dos problemas que te apareceram. Ou não?

Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...