segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Viajar sozinho : um convite à reflexão


Olá pessoal. O post de hoje será feito até a bateria do lap top cair. Aproveitando o milagre da conexão do hotel de trânsito estar funcionando razoavelmente bem e, pasme, tá pegando 3G dentro do quarto. Isso é inovação. E ele trata da viagem Curitiba - São Paulo que fiz hoje, além de algumas coisinhas mais.

Começando de trás pra frente, estou tendo um probleminha de temperatura aqui no quarto. Estou me batendo com o ar condicionado. Ele não quer gelar nem por um cristo. Pode ser que eu seja um baita de um bisonho, não descarto, mas e já mexi nesse controle pra todo lado. Será que eu estou sendo tão burro assim?

Bom, vamos lá. Essa viagem começou a muito tempo no meu pensamento. Ela tem povoado minha cabeça faz tempo e, inclusive, ela é a fonte de muitas preocupações que eu tenho relatado pra vcs. Por que? Porque simplesmente ela me afastou da clínica e ultimamente só tem saído dinheiro pra pagar conta e entrar que é bom, nada. E são 2 semanas, logo, 2 semanas pagando sem receber NADA.

Se fosse em outros tempos eu estaria super feliz. Estaria fazendo contatos, estaria falando com a galera. Mas já faz tempo que viajar aqui pra SJC não me acrescenta absolutamente nada. E posso até dizer mais, a última viagem que fiz, que supostamente seria muito boa, pra Brasília, foi um programa de índio. Só fiquei dentro do quartel com os amigos cuecões de couro.

Mas não me importei. Eu não estava tão a fim assim. Pelo menos jantei tradicionalmente no restaurante que eu gosto no Gilberto Salomão.

Aqui estou jantando pela segunda vez no restaurante Billas. A comida não é uma Brastemp, mas pra quem só almoçou, 10 horas da noite qualquer coisa vale.

Ou seja, meus programas estão ficando de tal modo que, sem a família, não tem graça mais viajar. Mas...

ESTAR SOZINHO TE PÕEM PRA PENSAR


Normalmente eu ocupo minha mente com minha família, com jogo, com vídeo, com filme, com qualquer coisa. No carro ficou muito claro que, mesmo com minha amiga Ritalina, os pensamentos vem e vão absurdamente.

Fiquei devaneando pensamentos que não posso relatar aqui por pena de me foder mais tarde, mesmo que sejam só pensamentos.

Tive que fazer um esforço pra manter a atenção na estrada e claramente perdi o foco várias vezes, rapidamente, sem muito risco.Mas não posso garantir que não tenha tomado multa.

E um dos pensamentos foi que eu posso estar com mais problemas na minha visão de longe pra dirigir que eu estava me dando conta. Talvez seja bom eu fazer os dois óculos logo quando voltar, pra evitar passar esses sustos de meio que perder a noção de espaço pra frenagem.

Na viagem pra Bombinhas a Jo ficou falando toda hora. Tirando o óbvio exagero dela, talvez ela tenha me alertado pra algo que preciso mexer. O óculos só pra perto não tá sendo mais suficiente. Por enquanto sim, mas acho que preciso fazer algo a respeito.

Outro pensamento que me ocorreu agora, que não passou no momento da viagem exatamente assim, mas faz sentido, tem tudo a ver com o que eu prego como psicólogo comportamental. Lá vai.

A MELHOR MANEIRA DE LIDAR COM O MEDO É ENFRENTANDO


Ficava pensando nos problemas que o carro podia ter. Se a roda tava no lugar. Ou, se a calibragem estava certa. Ou se ia arrebentar alguma coisa. E ficava remoendo e remoendo tentando resolver os problemas antes dele acontecerem, mesmo que não houvesse muita coisa a ser feita.

E acho que assim que guio minha vida. Não tem como isso fazer bem pra quem quer que seja.

Voltei!! Essa noite foi o cão, e em parte por minha incompetência pra operar um ar condicionado. Dá pra acreditar? Pois é, acredite. Passei calor porque eu não sabia qual era a posição de frio. Fui no Hotel hoje pra mudar de quarto mas, antes disso, falei com minha amiga HEL e vi como ela operava do quarto dela.

Tcharammmmm!!! Liguei o do quarto de estudo e funcionou. O do quarto mesmo de dormir não tá uma brastemp, mas o outro tá segurando a onda a ponto de até sentir um pouco de frio. Então, como diz o Rodrigão, tá "suave".

Fazendo a conexão com o texto de ontem e com minha forma de ser, é importante que a gente perceba nossas limitações, nossas formas de agir que, em última instância, acabam sendo a raiz de muitos problemas. E também aquelas que são as fontes de ganhos na sua vida. Sempre há dois lados pra tudo.

Como tinha dito, tenho uma questão de preocupação que costuma ocupar minha mente em alguns casos. Que casos são esses: situações que fogem muito da minha rotina, que não dependem muito de mim pra resolver. Fico realmente me sentindo perdido nesses casos e, claro, muito ansioso.

Mas como eu já cansei de dizer em outros textos, a ansiedade é uma questão de colocar-se em um futuro em que vc não vai dar conta do que vai acontecer e, ao mesmo tempo que tenta arrumar uma solução, já vai sofrendo como se aquilo que vc pensou fosse pura realidade.

E, como eu sei a solução, aplico ela sempre que eu posso. Qual é ela:

ENFRENTE O MEDO


Se vc pensar que 2 pessoas em uma canoa desse tamanho entrando em um caverna que parece estar toda escura é algo assustador, vc nunca iria apreciar esse passeio. Ia sempre evitá-lo. E isso faz com nada mude e que vc mantenha um padrão de hábitos que te aprisiona. 

Eu gostaria de não ter medo. Enfrentar não tem sido um problema ultimamente, ainda que eu tenha que pensar várias vezes antes de fazer algo e fico adiando algumas coisas. Cada vez que faço isso eu só descubro que o problema não some, só aumenta. 

E foi o que fiz. Vim pra cá de carro. O que houve? Nada. 

E eu estava me cagando de medo de ir pro Rio. Mas já arrumei um jeito de ir com relativa segurança, acompanhando o carro dos amigos. E usando o Waze pra me guiar no caminho pela Linha Vermelha e Linha amarela. E seja o que Deus quiser. Não posso deixar de ver minha mãe. 

PERCEBENDO OS PENSAMENTOS


Ao contrário do que se pensa, quanto mais pensamos em nós mesmos, mais nos conhecemos. E como é essa história de pensar em nós mesmos? Simples. É natural que tenhamos muitos pensamentos ao longo do dia, nos mais variados temas, nas mais variadas cores. Muitos nem nos damos conta. 

Esses pensamentos automáticos podem ser a causa da nossa ansiedade. Como? Simples. Se você pensar de uma forma quase inconsciente que é incapaz de resolver um problema, provavelmente vc não vai fazer algo para resolvê-lo. E, com isso, acaba reforçando sua ideia de incapacidade. Simples, mas triste. 

Porém, se você se dá conta do que pensa, o que diz pra si mesmo, e questiona esse pensamento, muito provavelmente se dará conta da bobagem que é vc se preocupar com alguns deles. Isso resolverá enormemente o problema do excesso de ansiedade. naturalmente. 

E viajar sozinho te dá um tempo enorme, ainda mais de Curitiba pra São José dos Campos, pista livre, pra pensar.  E como pensei. 

A maioria dos pensamentos se perdeu. Mas um, além dos que já falei, ficou. E foi a ideia de que, se eu estivesse certo em perder meus pacientes e não conseguir mais trabalhar, isso já deveria ter acontecido antes. 

Claro que essa situação é especial, uma viagem de férias e uma viagem a trabalha juntas com o carnaval, em um período que é naturalmente parado.

Veja só: estou parado, esse tempo todo e só um paciente me pediu atendimento online. Isso já seria apavorante (e é, em certa medida). Mas faz parte. Talvez eles estejam se aguentando. Talvez mesmo não precisem mais de mim. Será?

SURPRESAS BOAS VEM DO ERRO


O que é um erro, para mim? Por exemplo, como eu disse antes, esperar coisas ruins, me preparar para elas e um dado que eu tinha esquecido, me precipitar. E, como já disse em outro artigo aqui do blog, estar errado pode ser bom. Nesse caso foi. Seria tal qual chegar em casa e encontrar isso te esperando. Qual o erro? O que ela estaria fazendo na minha cama me esperando? Mas isso é outra história.

Enfim, um pouquinho em cima nesse artigo falei a respeito do fato dos pacientes sequer entrar em contato. Pois bem, wrong. Minutos atrás duas vieram me procurar para, entre outras coisas, marcar um atendimento online.

Ou seja, minha expectativa de abandono, como eu já sabia racionalmente, estava bizonhamente errada. Construí essa carreira com mito sofrimento e muito esforço. Não será uma ausência a mais que irá acabar com ela. E, como falei, já era pra ter acabado em todas as outras vezes que eu não estava assim tão estabelecido.

Quando você pensa em gratidão, o nome da minha se chama Vanessa Machado. Já tive pensamentos egoístas a respeito, já que ela não me encaminha pacientes como eu faço. Hoje ela tem, no mínimo, 5 pacientes atuais encaminhados por mim. E um dela, que trouxe outros, mas apenas um.

Mas, de novo, wrong. A gratidão não tem data pra acabar. Se não fosse por toda a ajuda dela não estaria aqui. E, se depender do que eu sinto, essa inveja e esse medo que destrói o que é bom não vai me pegar.

Saber lidar com seus sentimentos negativos é uma arte. Quando tudo fica difícil começamos a cortar. Não é a hora. É a hora da abundância. Segurar é uma péssima forma de crescer. Vc só cresce quando se coloca em risco de perder. Isso vai mostrar se o seu medo é real ou não. E estou vendo, de forma gritante, que não é.

Acabei me estendendo em pensamentos, reflexões e análises mais que em relatos. TAmbém, assisti o filme demorado e nem tão bom assim do Al Pacino. Até ele faz filmes ruins.

Mas não estava a fim de fazer o artigo antes. Que seja agora. Amanhã é 8:30. Isso vai ficando cada vez melhor. rs.

Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...