quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Como ser produtivo na vida

O que realmente importa

    A foto dessa mocinha aí de cima serve pra dar um pequeno impacto no post. O que realmente importa é o que te faz ser produtivo na vida. No meu caso, a minha filha. 

    Hoje tive uma discussão com meu neném (se é que ter discussão com uma criança de 9 anos conta, mas vá lá) a respeito do temido e famigerado Kumon. Cansei mesmo hoje. 

    Esta merda tem uma técnica que funciona (mas que ela não segue a porra da técnica e eu sou um inepto em fazê-la seguir 100% e ainda assim ela está à frente no curso... :):):) ) com uma variedade de esforço baseado em repetição e atenção. Até aí tudo bem. 

    O saco é que tem que fazer o ano todo, mesmo nas férias. E eu sei (descobri esse ano com as leituras do negão marrento que admiro pra cacete) a partir da leitura do livro do Malcolm Gladwell -  Outliers que faz uma diferença enorme quando o aluno não fica parado nas férias e continua aprendendo. 

    Aliás, não parar parece ser a melhor coisa pra você manter um aprendizado perene, constante e as coisas entrarem na sua cabeça mesmo. Segundo o livro citado - Outliers do Malcolm Gladwell - você se torna mestre com 10.000 horas de estudo. 

    Eu sei que isso é verdade porque eu sou um exemplo disso. Eu não paro de estudar um minuto e normalmente eu aprendo muito e sempre. E muitas coisas. 

   Mas, por enquanto, não estou falando de mim. Minha Lele, como sempre, enrolou pra caralho pra fazer a porra do Kumon. E eles mandam em páginas, justamente pra criatura não ficar cansada. 

    Já fiz esses exercícios com ela. Esta merda é difícil e ela, não raro, ganha de mim nas continhas (ok, sou um cara fraco nesta merda de matemática). Mas não sou tão ruim assim não, afinal. Mas hoje ela me leva 40 MINUTOS  pra terminar a porra de 3 páginas. COMO ASSIM??????

    Aí aloprei. Eu não bato e nunca vou bater na minha filha, em hipótese nenhuma. Mas uns berros e uns esporros bem dados e uma boa dose de sentimento de culpa (com uma contrapartida positiva, apontando a solução do problema, claro, reforçamento positivo, porra) eu deixo claro sim. E assim o fiz. Resultado :


FEZ O OUTRO EXERCÍCIO NA METADE DO TEMPO!!!!


 


    Ficou tranquila, vendo os desenhos dela, ia tomar banho, jantar com a mamãe e ainda mostrei a ela que não era burra, como ela afirmou na hora do choro. 

    Minha filha tem milhões de qualidades e vários defeitos. Mas se tem um que ela não tem é burrice. PREGUIÇA, e FALTA DE FOCO, sim, igual ao pai. BURRICE e FALTA DE CAPACIDADE, não. Falo isso não sem uma boa dose de orgulho. 

     Quero mostrar a ela que o mundo precisa ser um lugar em que você consegue as coisas pelo mérito, que as recompensas podem ser boas se você se esforçar. Mas se quiser ser vagabundo, é contigo. Mas não conte com meu incentivo. 

    O QUE ESTA MERDA TEM A VER COM SER PRODUTIVO???

    Porque eu estava, ao mesmo tempo, pagando contas na internet, organizando o IPVA e Licenciamento, fazendo o controle da minha agenda, instalando o windows no computador do IPP, mexendo no site da Ágora, vendo e postando no facebook. reinstalando programas que estavam com problema, pendurando roupas, correndo pra fechar janelas da chuva e pensava o tempo todo NELA. 

    É bobagem a gente querer ser produtivo em coisas que não gostamos. Fazemos porque temos que fazer. Mas quando você encontra um motivo pra continuar, ser produtivo acaba sendo consequência. 

    Admita: você é produtivo e tem tempo pro que você gosta!!! Esse papo de não ter tempo é bobagem. É importante admitir pra si mesmo que você faz o que você quer na maior parte do tempo e o que precisa quando não tem mais jeito.

    Eu não me lembro agora qual o endereço do TED Talks em que uma pesquisadora fala exatamente isso. Quando eu tiver eu posto aqui.  Mas ela falava que uma vez que você aceita isso, fica livre pra postergar e procrastinar de uma forma produtiva. 

     Ela não fala bem isso, mas é isso sim!!!! Se você assumir que vai enrolar, o peso fica menor. A culpa te machuca menos. 

     Eu sou um procrastinador convicto. Mas eu não procrastino o que eu gosto. Por que será, hein???


COMO ASSIM EU NÃO PROCRASTINO O QUE EU GOSTO??   


    Olha, eu não procrastino o que eu gosto na maior cara de pau. Ser produtivo na vida não é simplesmente trabalhar sem parar. Isso não existe. 

    Ser produtivo é algo muito maior. Por exemplo, hoje eu tive que resolver um bocado de problemas. E era o último dia. Várias, várias vezes eu quis parar e assistir série. Sabe por que?


TAVA QUERENDO FUGIR!!!

     Pois é. Estava achando que não ia conseguir. Mas fui insistindo, enrolando, fazia uma coisa, pulava pra outra. E ia fazendo, ia fazendo. No final do dia ainda me dei o direito de enrolar até começar a postar aqui. Do jeito que eu aprendi a postar com todos os meus estudos. Com fotos, de um jeito organizado, sem muita zona. Estilo Raião. Valeu moleque. 

    Mas fui indo, fui indo e acabei fondo... kkkkkkkkkkkk. Essa foi foda. Bom, enfim, Só não resolvi o que não deu ou o que não precisava. E fiquei super satisfeito, a ponto de estar escrevendo no blog que eu ora abandono ora mando bala. 

     No último post, de Outubro, estava meio que me sentindo um bosta. Mas eu estava muito cansado, atendendo pra cacete, sem tempo pra quase nada. mesmo assim eu consegui ler MUITO a partir do desafio do mundo raiam. E olha que eu já era tarado por ler. 

    Hoje estou muito mais descansado e pronto para encarar o mundo. Graças a Deus. Ainda estou preocupado com a baixa de pacientes, mas não tanto quanto antes. Vamos deixar a realidade dizer.

 ENTÃO ACEITAR QUE É ESCAMÃO É O CAMINHO?   

     NEM FODENDO!!!

     Sabe ler não, porra?? Aceitar é o primeiro caminho. ser produtivo na vida nada mais é do que você usar o que gosta pra fazer o que não gosta. Você vai utilizando estratégias pra compensar. 

    Aceitar que eu teria que brigar com minha filha, mesmo significando que eu perderia meu tempo, me fez eu me focar. 

    Aceitar significa que você sabe onde está e aí é seu ponto de partida. Você sabe exatamente o tamanho do problema. 

VOCÊ NÃO SABE SEU LIMITE ATÉ QUE VOCÊ SE COLOCA À PROVA  

    E essa porra não é senso comum não. Você só se sente seguro de algo quando você o faz, mesmo achando que não iria conseguir. Parece maluquice, não. Mas é assim mesmo. 

    Produtividade está diretamente ligada à seu enfrentamento dos problemas mesmo com medo. A cada novo enfrentamento, outros virão. E você vai resolvendo, resolvendo...

    Você vai acabar se sentindo seguro, não??? Será que a produtividade vai aumentar???

     Valeu!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...